Não é fácil ser uma pessoa de bem
- Redação CEPZ
- 2 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Tema será discutido nas reuniões de passes e vibrações dessa semana

Nesta semana, as palestras do CEPZ falarão sobre "o homem de bem". Mas você já parou para pensar sobre o que significar ser alguém de bem? Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" existe uma definição bem completa. Veja:
"O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros aquilo que queria que os outros fizessem por ele." (Cap. XVIII, item 3)
Parece difícil, não é mesmo? E é. Mas nós sabemos que somos espíritos imortais, que já tivemos muitas experiências na Terra (em outras épocas) e que ainda teremos muitas outras jornadas em busca do aprendizado e da evolução. Logo, é preciso que também tenhamos paciência conosco mesmos. No estágio em que estamos, são muito mais importantes o treino, a tentativa, o esforço do que o próprio resultado final da nossa busca por progresso. Temos a consciência de que não vamos agir corretamente 100% do tempo, mas também devemos estar cientes de que as tentativas devem permear cada minuto do nosso dia.
Para tanto, é válido analisar com cuidado todas as atitudes que tomamos em um único dia. O que nos move? Por que agimos de tal ou qual maneira? Por que nos chateamos? O que nos alegra? Ao indagar nossa consciência sobre o porquê de nossas ações, vamos aprendendo um pouco mais sobre nós mesmos. Assim, sabendo dos nossos pontos fortes e daquilo que ainda precisa ser ajustado, temos uma capacidade maior de entender por quais direções devemos caminhar.
Deixar de seguir no "piloto automático" é nossa missão. Respirar fundo e compreender o que somos e para onde vamos é a melhor maneira de estarmos lúcidos diante de todos os desafios que a vida nos trouxer.
Quer ouvir mais sobre esse assunto? Participe de nossas palestras da semana, nos dias e horários a seguir:
Segunda-feira, às 20h15
Terça-feira, às 14h45
Sexta-feira, às 20h15





Comentários