Evangelho no lar: vamos começar?
- Redação CEPZ
- 20 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Essa prática está longe de ser uma criação do Espiritismo e pode ser exercida por qualquer pessoa. Basta, apenas, boa-vontade.
Quem conhece a doutrina espírita, certamente já ouviu falar da prática do Evangelho no lar. Trata-se da leitura das lições de Jesus feita em família, em dias e horários pré-determinados. Muitos acreditam que essa foi uma criação do Espiritismo, mas isso não é verdade. Jesus já dizia que onde houvesse pessoas reunidas em seu nome, ele ali também estaria. Mas, afinal, como começar a desenvolver a leitura do Evangelho no lar? E como reunir nossa família em torno desse ideal?

1- Marque um dia e um horário
Não é difícil. Primeiro, é preciso escolher um dia e um horário para tal prática. Quando isso acontece, os bons espíritos também se comprometem a estar junto daquela família no tempo especificado. Por isso, é importante não se esquecer do compromisso assumido. Já pensou se você fosse chamado a uma reunião e, quando chegasse o momento, percebesse que só você compareceu e o restante das pessoas não se preocupou em estar ali? Pois é assim que os espíritos superiores se sentem quando nos esquecemos desse compromisso.
2- Convide seus familiares
Em uma família, nem todos são espíritas. Mas isso não faz diferença. Ao convidarmos todos os nossos familiares para a leitura, estamos apenas criando oportunidades para compartilharmos momentos agradáveis do nosso dia. É importante, principalmente, respeitar o livre-arbítrio de cada um. Mesmo que nossos familiares não desejem participar, podemos sempre emitir boas vibrações em direção deles, contribuindo para a melhora do equilíbrio familiar.
3- Separe alguns livros
Quando falamos em "Evangelho no lar", estamos nos referindo à leitura das passagens de Jesus, já que acreditamos que ele tem muito a nos ensinar sobre amor, solidariedade e tolerância. No Espiritismo, temos "O Evangelho Segundo o Espiritismo", que é um compêndio das principais lições de Jesus explicadas e comentadas pelos espíritos que fizeram parte da compilação de Allan Kardec. Não precisamos, porém, nos atermos a apenas esse livro. Na própria doutrina espírita, temos tantos outros exemplos de obras que comentam as palavras de Jesus. É o caso de "Pão Nosso", "Fonte Viva" e "Vinha de Luz", de Emmanuel; "Agenda Cristã", de André Luiz; "Luz no Lar", de autores diversos. O mais importante é a fixação das lições de Jesus, ajudando-nos a nos tornarmos mais fraternos, solidários e tolerantes.
4- Não precisa de muito tempo
15 minutos já bastam para a leitura do Evangelho no lar. Podemos começar com uma breve prece de agradecimento sobre aquela oportunidade de aprendizado (não precisa ser nenhuma oração decorada, mas palavras que saiam mesmo do coração). Fazemos a leitura e, depois, comentamos o que entendemos, trocando ideias e pontos de vista. Ao final, podemos fazer uma vibrações por nossos amigos, familiares, entes queridos desencarnados, pedindo sempre a paz e a proteção para o lar. Também é possível deixar uma jarra de água no local para que ela seja fluidificada pela espiritualidade. A reunião não deve se estender por longo tempo e, de forma alguma, ser espaço para o exercício da mediunidade.
5- Crianças podem participar? E animais?
Crianças são sempre bem-vindas. Há, também, uma infinidade de livros espíritas e não espíritas que falam sobre o amor, a solidariedade, a amizade, a aceitação. Eles podem ser usados para auxiliar as crianças a compreenderem a importância de nos melhorarmos. Não se preocupe se o bebê chora ou faz barulho; isso é normal e, de alguma maneira, eles também se beneficiam daquele clima de boas energias. Se você tiver animais de estimação em casa, também é recomendável que eles participem desse momento de preces. Todos os seres da criação divina merecem respeito, amor e boas vibrações para que continuem sua caminhada evolutiva.
6- Posso fazer sozinho?
Tenha em mente que você nunca estará sozinho. Sempre haverá espíritos amigos em torno de você. Mas, se nenhum encarnado quiser fazer parte desse momento, não tem problema. Faça a leitura normalmente, reflita sobre o que aprendeu, vibre positivamente para todos os que ali habitam. Ainda assim, todo o lar se beneficiará desses instantes de prece e de paz.





Comentários