top of page
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon

Afinal, pra que serve o passe?

  • Foto do escritor: Redação CEPZ
    Redação CEPZ
  • 2 de abr. de 2018
  • 2 min de leitura

Se você já frequentou algum centro espírita, provavelmente já deve conhecer o passe. Para nós espíritas, o passe é uma transmissão de energias físicas e espirituais que tem por objetivo restaurar o equilíbrio de quem o recebe. É importante lembrar que essa não é uma invenção do Espiritismo e que, de maneiras diferentes, também existe em outros cultos religiosos.


Quanto Jesus estendia suas mãos sobre aqueles que o buscavam, ele desejava firmemente o bem para tais pessoas. Como sabemos, a força moral de Jesus é tão grande que muitas pessoas conseguiam, à época, sentir o bem-estar que esse contato trazia. É com base nesse exemplo que surge o passe (ou fluidoterapia, como alguns designam). Os médiuns encarnados responsáveis pela transmissão dessas energias funcionam como ferramentas para o trabalho da espiritualidade superior. Por meio deles, os espíritos amigos, interessados no progresso da humanidade, transmitem fluidos salutares cultivados no próprio plano espiritual e também retirados da natureza. Ao mesmo tempo, esses mesmos médiuns também doam suas melhores energias aos assistidos, desde que que mantenham o pensamento voltado ao bem e ao desejo sincero de ajudar. Os fluidos são, então, espirituais e físicos.


Como nos ensina a doutrina espírita, o pensamento é algo bastante concreto. Do ponto de vista espiritual, nossos pensamentos têm formas, cores, luminosidade e até odores característicos. A obra de André Luiz, com a psicografia de Chico Xavier, tem exemplos fartos sobre o tema. Logo, quando emitimos um pensamento de amor e solidariedade em direção a alguém, certamente ele tem tudo para atingir seu alvo.


Mas uma condição é igualmente importante: que a pessoa que recebe aquelas vibrações também deseje recebê-las. Para isso, é importante manter-se em atitude de confiança, com a vontade verdadeira de receber o que os bons espíritos nos reservam.


O passe é um excelente auxiliar no tratamento de nossos conflitos emocionais, ajudando-nos a revigorar as forças e enfrentar nossos desafios. Mas não se engane: ele não deve substituir nenhuma orientação ou tratamento médicos. O ideal é aliar tudo o que a ciência coloca ao nosso alcance com as possibilidades de equilíbrio que a fluidoterapia pode nos trazer.


Lembre-se: da próxima vez que for receber o passe, tenha certeza de que há, ali, espíritos amorosos desejando o melhor para você. Para perceber esses fluidos junto de nós, basta sempre a fé, a certeza de que não estamos sós e de que merecemos o apoio que a espiritualidade superior vem noz trazer.


Para saber mais:


OLIVEIRA, Therezinha. Fluidos e passes. São Paulo: Ed. Allan Kardec, 2010. Prévia disponível em: <http://www.allankardec.org.br/upload/livro/423_fluidos-passes-7a-demo-11p.pdf>. Acesso em: 02.04.2018.

 
 
 
CENTRO ESPÍRITA PADRE ZABEU

Fundado em 7 de janeiro de 1945, o Centro Espírita Padre Zabeu tem como lema a caridade em favor da infância (no latim, Pro Infantia Caritas). Essa insígnia, aliás, faz parte da história da casa

 

Contato - (11) 2901-2432

Email: cepadrezabeu@gmail.com

Endereço Unidade Doutrinária - Av. Conceição, 962/966

Vila Guilherme - São Paulo/SP. CNPJ: 62.838.677/0001-50 

© 1945-2018 - Centro Espírita Padre Zabeu - Todos os Direitos de Imagem reservados

bottom of page