top of page
  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon

3 passos para começar um trabalho voluntário

  • Foto do escritor: Redação CEPZ
    Redação CEPZ
  • 20 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Não basta ter boa-vontade. É preciso comprometimento.


O CEPZ sempre recebe pessoas interessadas em se tornarem voluntárias em nosso projeto de assistência social. Mas você já pensou sobre o que é preciso para exercer uma função como essa? Nós sim! E por isso separamos 3 dicas que podem ajudá-lo a se tornar um voluntário agora mesmo! E não só no CEPZ...


1- Busque uma causa com a qual você se identifique.

ree

Diferentemente do trabalho com o qual nos sustentamos financeiramente, a atividade voluntária não oferece nenhum tipo de pagamento material. O envolvimento é todo emocional. Por isso, é muito importante pesquisar as causas com as quais você se identifica. Por exemplo: não faz sentido ser voluntário em um orfanato se você não tem paciência com crianças. Da mesma forma, não adianta ser voluntário em visitas hospitalares se você não consegue lidar com o ambiente de um hospital. Nessa busca, é importante descobrir aquilo de que você gosta. Só assim, poderá se dedicar de corpo e alma à causa escolhida.


2- Saiba por que você quer ser um voluntário.

ree

Geralmente, quem se dedica ao voluntariado acredita que pode fazer a diferença na causa que defende. Por isso, é importante se perguntar o que move você em direção a essa atividade. É para ocupar seu tempo livre? É para conhecer realidades diferentes da sua? Ou para contar pontos em seu currículo profissional? Quanto mais claras estiverem as suas motivações, mais chances você terá de desenvolver um trabalho sério e decisivo para a vida de outras pessoas.


3- Comprometa-se.

ree

Muitas pessoas acreditam que o trabalho voluntário é aquele desenvolvido quando se tem um tempinho livre. Logo, acaba não existindo constância na prática do voluntariado. Há dias em que nossos compromissos profissionais tomam demais nosso tempo, outros em que precisamos dar atenção à nossa família, e ainda aqueles em que queremos apenas descansar. Essas preocupações são justas e válidas, mas não podem influenciar a prática do trabalho voluntário. Para isso é necessário um alto grau de comprometimento, pois haverá pessoas e atividades que dependerão de você, sempre em dias e locais determinados previamente. Voluntariado não é passatempo. É comprometimento.




 
 
 

Comentários


CENTRO ESPÍRITA PADRE ZABEU

Fundado em 7 de janeiro de 1945, o Centro Espírita Padre Zabeu tem como lema a caridade em favor da infância (no latim, Pro Infantia Caritas). Essa insígnia, aliás, faz parte da história da casa

 

Contato - (11) 2901-2432

Email: cepadrezabeu@gmail.com

Endereço Unidade Doutrinária - Av. Conceição, 962/966

Vila Guilherme - São Paulo/SP. CNPJ: 62.838.677/0001-50 

© 1945-2018 - Centro Espírita Padre Zabeu - Todos os Direitos de Imagem reservados

bottom of page